Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Pipinha Blog

Sab | 21.05.16

Iluminadores - Tudo sobre eles

iluminadores.jpg

 

Hoje o post é sobre iluminadores, têm o poder de deixar a maquilhagem muito mais bonita e glamourosa... Mas se for aplicado demais ou errado pode estragar totalmente.

E para acertar em cheio, nada melhor do que conhecer 100% o produto e como devemos usar. Vamos lá?

 

Para começar, há quem confunda um pouco iluminadores com correctores! Porque na verdade existem iluminadores parecidos com correctores, no caso das canetas iluminadoras, devido à sua cor e não terem propriamente brilhos visíveis. Além disso o facto de muitas marcas também rotularem os seus produtos de correctores iluminadores, faz ainda mais confusão na cabeça das consumidoras.

 

Cor certa

Consoante o tom da vossa pele assim deve ser o tom do iluminador, se têm a pele quente, (podem ver pelas veias do pulso, se forem verdes é quente, se forem azuis é fria. Como já expliquei num post aqui no blog) devem escolher um mais amarelado, ou dourado, se for pele fria devem optar por um mais rosado ou prateado.

Outra opção é utilizar um produto translúcido, que não adiciona cor, apenas reflete a luz. Mas também é preciso cuidado com o excesso de produto, para não ficar artificial a parecerem bonecas de plástico, meninas !

 

Canetas Iluminadoras

iluminador_caneta.jpg

Muito parecidas aos correctores e em alguns casos até têm uma cobertura razoável podendo até substituir o mesmo, dependendo das vossas olheiras claro. Mas com a diferença que na sua formula têm difusores ópticos que reflectem a luz, isto é quando aplicamos não vemos propriamente o brilho como acontece com outros iluminadores, mas à luz nota-se a zona onde o aplicámos mais clara, assim ilumina de uma forma mais natural.

 

Como usar: Podem aplicar no centro do nariz, osso da sobrancelha, maçã do rosto, testa, enfim tudo o que queiram realçar! Não usem este tipo de produto para disfarçar borbulhas e outras imperfeições, ele por muito que se pareça a um corrector, ele ilumina logo vai realçar o que querem disfarçar! Este tipo de iluminadores dão um efeito muito natural para o dia-a-dia.

 

Iluminadores em stick

radiant-touch-illuminating-stick.jpg

 

São excelentes principalmente para quem tem a pele mais seca, em pele oleosa podem não ter tão boa durabilidade e são óptimos para quando queremos realçar bastante alguma zona. Não dão um aspecto tão natural como os anteriores, mas ficam mesmo lindos.

 

Como usar:  Podem aplicar com um pincel ou directamente na zona que querem iluminar. Aplicam nas maçãs do rosto, centro do nariz, podem também aplicar no osso da sobrancelha e canto interno dos olhos. 

Tenham cuidado para não deixar empapar na aplicação.

 

Iluminadores líquidos

 

iluminadores-liquidos.jpg

Muitos deles já trazem um pincel estilo pincel de verniz na sua embalagem, no caso do High Beam da Benefit. Podem assim pincelar a zona e espalhar com os dedos, ou pincelar num pincel e depois aplicarem sobre a zona que pretendem iluminar. Devem aplicar antes do pó fixador para não “empapar”, ou podem aplicar o pó apenas na zona T. Para aumentar a durabilidade podem usar um iluminador em pó por cima para um efeito mais brilhante. Os líquidos dão se melhor em peles oleosas.

 

Iluminadores em pó

guia-do-iluminador-facial-liquido-creme-caneta-cre

Não há muito a dizer sobre estes iluminadores, são os mais comuns, mais fáceis de usar. Ideal para quem tem a pele oleosa.

 

Como usar:  Aplicam com um pincel,claro. Podem aplicar nas maçãs do rosto, cana do nariz, osso da sobrancelha, canto interno dos olhos.

 

 

 

Pincéis para o iluminador

iluminador pinceis.jpg

  1.  Usado para blush ou pó, dá para aplicar iluminador com os pincéis tradicionais para pó e iluminador para obter-se um efeito mais suave. 
  2. Um pincel em que a sua aplicação é feita através da sua ponta, onde o produto é depositado. O ideal é que seja aplicado com leves batidas para não causar exageros, porque é um pincel onde dá para aplicar com mais detalhes.
  3. Ideal para iluminadores em creme, para um acabamento leve e esfumado.
  4. Usado para esfumar, é possível alcançar o aspecto esfumado natural porque é possível esfumar o produto em pequenas áreas.

 

 

Onde iluminar

iluminador.jpg

Ao longo do post fui dizendo onde deveriam aplicar cada tipo de produto, mas agora mais ao pormenor.

  • Abaixo das sobrancelhas é um dos locais mais comuns. Podem usar os com ou sem brilho,se não tiverem iluminador podem escolher uma sombra mais parecida e iluminada, faz o mesmo efeito. 
  • Iluminar o canto interno do olho, fica muito bonito para quase todos os formatos de olhos, mas se tiverem olhos muito distantes, separados, não usem muito porque pode separar ainda mais.
  • Acima das sobrancelhas, na testa,ideal para quem tem o rosto quadrado, mas quem não tem pode usar. Fica super bonito iluminar, a luz bate e reflete muito bem.

  • Parte da zona T, a linha que liga a testa à ponta do nariz. É importante lembrar que esse passo afina o nariz.
  • O sítio mais comum para aplicar o iluminador, acima das maçãs do rosto, acima do blush.
  • Um pouco acima dos lábios ajuda a aumentar. Principalmente quando usam batom escuro. Fica muito bonito e molda mais os lábios.
  • No queixo, se tiverem um queixo pequeno e querem realçar. 

Lembrem-se, onde estiverem a iluminar vocês estão a projetar mais, por isso apliquem o iluminador só onde querem realçar !