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Pipinha Blog

Qua | 24.04.19

Barriga inchada? Alimentos que devem evitar

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(Imagens retiradas do Pinterest)

A barriga inchada é algo que ninguém gosta ! Existem mesmo casos de pessoas que com o desporto ficam assim, por incrível que pareça. O que comemos diz muito sobre o inchaço abdominal.

Deixo alguns exemplos com base em pesquisas que fiz : 

 

# Vegetais 

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Repolho, couve flor, alcachofra, pimentos, bróculos... Estes vegetais têm componentes difíceis de o intestino delgado degerir, sendo assim fermentadas por bactérias que produzem o inchaço.

 

# Legumes / Feijões 

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Feijões, lentilhas, grão de bico, ervilhas...

Pelos mesmos motivos mencionados na alínea anterior.

 

# Fruta após a refeição 

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A fruta é saudável, mas se comermos depois das refeições o nosso organismo pode não degerir tão bem. Por ainda estar a "tratar" da refeição que acabamos de ingerir. Isso força o açúcar da fruta a permanecer no estômago por mais tempo. Produz assim gás hidrogénio, responsável pela dor abdominal e inchaço.

 

#Pastilhas

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O facto de mastigarmos leva o organismo a achar que a comida está a chegar, estimulando assim a produção de enzimas e ácidos que não vão ter efeito nenhum neste caso além do inchaço.

 

#Café

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O café apesar de ser talvez o preferido da maioria, causa espamos no intestino, que leva ao inchaço. Além disso o café é ácido, causa inflamação no revestimento do estômago (gastrite).

 

# Produtos Lácteos

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No meu caso eu notava mais inchaço sempre que bebia leite de origem animal, era sempre! Deixei de o fazer e já é muito raro isso acontecer. No caso das pessoas intolerantes à lactose, têm essa intolerância por não gerarem uma enzima no intestino para degerir a lactose. Assim dá cólicas e causa o inchaço.

 

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