Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Pipinha Blog

Sex | 01.07.16

A minha experiência com aparelho.

aparelho.jpg

 Recebi uma mensagem de uma leitora a pedir que falasse sobre a minha experiência com aparelho, porque vai começar a usar também e tem algumas dúvidas. Então para que possa esclarecer esse assunto a essa leitora, e a outras pessoas que possam ter as mesmas dúvidas fiz este post.

 

Usar aparelho sempre foi algo que quis muito, tinha uma falha nos dentes da frente, embora não fosse grande e houvesse pessoas com falhas bem maiores, era uma coisa que eu não gostava.

Lembro-me de não sorrir a mostrar os dentes para as fotos, não gostava de ver isso em mim. 

É certo que há pessoas que têm os dentes da frente afastados e gostam de ver, chega a ser talvez a sua imagem de marca...

 

740full-madonna.jpg

 Madonna  

 

diastema-26.jpg

Georgia May Jagger, modelo e filha do Mick Jagger

 

Inicalmente a vontade de usar aparelho era mesmo para juntar esse espaço entre os dentes, algo mais estético, mas mais tarde foi visto que era necessário também por motivos de saúde.

Por isso antes de usar o aparelho usei um no céu da boca, chamado Hyrax. Esse sim fazia pressão nos dentes nos primeiros tempos, era chato para comer, talvez por ter usado esse tenha sido mais fácil a minha adaptação ao aparelho que tenho agora.

 

Antes de colocar o aparelho arranquei dois dentes do siso, em baixo, com mini cirurgia, porque ainda não tinham nascido, e quando nascessem podia estragar todo o trabalho feito pelo aparelho. Daí muitas pessoas que usam aparelho terem de arrancar os sisos.

 

Vou partilhar com vocês a primeira foto que tirei com aparelho, em Dezembro de 2014.

 

Algumas pessoas colocam o aparelho de baixo e o aparelho de cima ao mesmo tempo, mas eu usei apenas o aparelho em cima durante cerca de 3 meses antes de usar o de baixo. Durante os primeiros meses, o resultado que vi foi a nível do alinhamento dos dentes.

 

Diziam-me que o aparelho de baixo era o mais doloroso, que fazia muita impressão, feridas... Isso depende de pessoa para pessoa, o aparelho em baixo também não me custou nada que fosse assim um horror.

 

Antes de usar tinha algumas dúvidas sobre certos assuntos, então vou tentar responder a algumas perguntas mais frequentes para quem vai usar aparelho.

 

  • Colocar o aparelho dói? 

Não, a única coisa que podem sentir é alguma pressão feita pelos materiais ao aplicar, o aparelho é colocado peça a peça, não custa nada. 

 

  • Vou conseguir comer no primeiro dia com aparelho?

Isso depende muito da pessoa e do problema que a leva a por aparelho. Eu por exemplo consegui comer normalmente, fui logo ao McDonald's, só sentia os dentes um pouco doridos. Mas há pessoas que só conseguem comer comida mais mole e sopas.

 

  • Existem alguns cuidados a ter com o aparelho ?

Sim, mas não são nada de mais, devem lavar os dentes sempre depois das principais refeições para que não fiquem restos de comida presos ao aparelho.

Se sentirem que o aparelho magoa o vosso dentista provavelmente vai da uma caixinha de cera para colocarem na zona do aparelho que está a magoar. Eu usei algumas vezes essa cera, quando tinha o arame a arranhar.

E para limparem partes específicas do aparelho onde a escova normal não chega podem usar o escovilhão. Esses são alguns dos cuidados.

 

  • Vou ter de excluir alguns alimentos da minha alimentação ?

Isso mais uma vez depende de pessoa para pessoa, eu pessoalmente no início tinha receio de comer certas coisas, porque achava que ao morder coisas mais rijas os brackets fossem cair.  Ainda hoje não como maçãs sem as partir em quatro, porque tenho mais cuidado em comer coisas mais rijas, mas com o tempo vão se habituando. Há quem não consiga mastigar pastilhas por ficar tudo agarrado, eu por exemplo nunca tive dificuldade nisso.

 

  • Quanto tempo vou ter de ficar com o aparelho?

Isso depende do problema de cada pessoa, é uma coisa que só o vosso dentista poderá dizer. Vale mais usarem o tempo necessário e terem bons resultados, a usarem pouco tempo e voltar tudo a ficar igual.

 

  • As cores dos elásticos.

Quando pensei em cores de elásticos no primeiro mês do aparelho escolhi o lilás, pensei sinceramente que ia passar o tempo todo a usar esses tons, muito rosa. Mas a verdade é que não gostei de me ver com cores, talvez por os meus dentes serem pequenos. Assim que comecei a usar o cinzento não larguei, é muito discreto, parece mesmo que não temos elásticos, e eu gosto mais assim. Mas como prometido à minha dentista, no último mês de usar o aparelho, será a minha dentista a escolher a cor... E como vai ser o último mês porque não "abusar" das cores?!

Aposto que vocês vão ter uma cor preferida que vão gostar mais de ver, vão arriscando... Ou vão ser como eu, fiel a uma cor.

 

 

Para acabar quero dizer-vos: não tenham receio de pôr aparelho, porque apesar de ser chato e chegar a uma altura em que só querem tirar por estarem cansados, no fim vale a pena. Eu acredito que quando vir o resultado vou pensar que todo o esforço e as dorzinhas valeram a pena. 

 

E vocês, contem-me: têm/tiveram/vão ter aparelho? Como foi a vossa experiência?

 

E não se esqueçam, se tiverem dúvidas além do que esclareci podem fazer as perguntas que quiserem!

Irei responder-vos a tudo, não tenham vergonha de perguntar seja o que for!

 

 

12646946_1055137387880989_7298870396958519717_n.jp

 

17 comentários

Comentar post