10 coisas (que provavelmente não sabiamos) sobre os Emojis
Usamos diariamente, quase em tudo o que escrevemos, nas redes sociais, em mensagens. Foram inventados para comunicarmos de uma forma mais clara e divertida, e quem é que não usa e aproveita estes emojis?
No post de hoje a ideia é falar de algumas curiosidades que não sabiamos sobre estes bonequinhos.
1.Significado: "emoji" significa imagem (e) + personagem (moji), é uma palavra japonesa.
2. Criação: o primeiro emoji foi criado entre 1998 e 1999, no Japão. Um conjunto de 172 emojis foram desenvolvidos como parte das mensagens de uma plataforma de internet móvel da época.
3. Quando fizeram sucesso: Foram inventados há uns tempos, mas para nós fizeram sucesso há pouco tempo! Os emojis ficaram realmente populares em 2012, quando a Apple lançou o iOS 6. Foi aí que pudemos ativar o teclado emoji e colocá-los nas mensagens de texto. Mais tarde chegaram às redes sociais.
4. Porque existem tantos emojis com figuras japonesas: Já tinham percebido isso? Temos vários emojis relacionados à cultura japonesa justamente por conta da sua criação, que vem de lá.
5. A diferença entre os emojis e os emoticons: Os “emoticons” foram criados muito antes, em 1982. A grande diferença é que “emoticon” é diferente de emoji porque a palavra serve para emoções através dos caracteres do teclado, e nada mais que isso. Um emoticon é só quando escrevemos tipo isto - :).
6. Foi palavra do ano: A palavra "emoji" foi incluída no dicionário Oxford em 2013, mas nós usamos tanto pelo mundo todo, que em 2015, “emoji” foi nomeado como palavra do ano! Já viram que entre tantas palavras, esta ficou em primeiro lugar!
7. O motivo de existir o "poop" ou cócó, como quiserem chamar: Porque será que este emoji está a sorrir? Se vocês pensam que é só para ficar bonito, estão enganados. Não é só para ser giro e ser mais querido. É que no Japão, onde foi criado, na sua cultura esse cócó representa um sinal de sorte, sim sorte! Como se fosse aquela expressão conhecida no teatro "Muita mer*#$" ahah.
8. Porque há vários tipos de emojis:Uma grande questão é o motivo de os emojis variarem em certos telemóveis ! A resposta é bem simples: há diferenças entre os emojis do Android e do iPhone, porque cada empresa pode escolher a sua própria interpretação do código e fazer os seus ! Daí existirem uns bem diferentes do que é normal no iPhone.
9. Emojis que utilizamos de forma errada: Sim, alguns emojis são utilizados de forma “errada”! Cada pessoa usa de acordo com sua própria interpretação, e assim, os emojis acabam por serem criados para um fim e usados para outro. É o caso do gato, que no iPhone, por exemplo, está com a boca aberta e as mãos no rosto. Seria para representar um boneco cansado e a bocejar, mas para muitos de nós é um gato chocado e assustado, admirado. Já aquele de mãos juntas também é interessante, porque às vezes é interpretado como “high-five”, e às vezes, como uma oração.
10. Emojis com vários tons de pele: Foi em 2015 que os emojis ganharam novos tons de pele, e isso foi muito apreciado pelos utilizadores. Eles vieram em cinco novas tonalidades além do amarelo, que foram baseadas nos seis tons da escala Fitzpatrick, um padrão famoso e reconhecido para Dermatologia, segundo a Unicode.
O que acharam? Já tinham conhecimento de algumas destas curiosidades? Confesso que algumas também foram novidade para mim ! Se souberem mais alguma curiosidade sobre os emojis, partilhem nos comentários.